Requalificação do novo Caracas vai avançar. Quase €5 milhões em obras que estarão prontas em julho de 2021

    Agora é que é! As obras do novo Caracas vão mesmo avançar. O espaço encerrou portas no dia 15 de dezembro de 2019 para que a empresa que tinha ganho o concurso do contrato de empreitada começasse em janeiro de 2020 para estar pronta em julho de 2021. Só que entretanto a obra foi suspensa […]

    0
    É assim que será o exterior do novo Caracas

    Agora é que é! As obras do novo Caracas vão mesmo avançar. O espaço encerrou portas no dia 15 de dezembro de 2019 para que a empresa que tinha ganho o concurso do contrato de empreitada começasse em janeiro de 2020 para estar pronta em julho de 2021. Só que entretanto a obra foi suspensa por ordem do Tribunal de Contas tal como noticiámos em fevereiro. Semanas depois, em declarações ao Azeméis.NET, Joaquim Jorge chegou a afirmar que confiava que o visto do Tribunal de Contas chegaria em março, tal como pode ler aqui. Não se sabe quando é que o visto chegou, mas o município anunciou nesta quinta-feira, dia 23 de abril,  a assinatura do auto de consignação da empreitada de reabilitação do Cineteatro Caracas.

    A empresa a quem foi adjudicada a obra tem, agora, um prazo de 450 dias, incluindo sábados, domingos e feriados, para executar a obra no valor de quase 5 milhões de euros (4.947.105,09 euros. mais especificamente). O Azeméis.NET fez as contas e, se o contrato for cumprido, o novo Caracas estará pronto até ao dia 16 de julho de 2021, no máximo. As obras de requalificação do edifício estão inseridas no PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) e terão cofinanciamento comunitário no âmbito do NORTE2020.

    Com a consignação da obra está dado o último passo para a autarquia avançar com a requalificação do principal equipamento cultural da cidade de Oliveira de Azeméis, uma das bandeiras do primeiro mandato de Joaquim Jorge à frente da autarquia oliveirense.

    “Finalmente vamos avançar com uma obra desejada há muito tempo pelos oliveirenses transformando o Cineteatro num equipamento moderno, funcional e dotado com todas as condições de conforto e segurança”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

    Antes do encerramento das portas do Cineteatro Caracas o edil oliveirense já tinha dito que o novo Caracas“ vai ser uma das grandes casas de espetáculos do distrito com todas as condições de segurança e conforto que os oliveirenses e os visitantes merecem”.

    Aspecto do auditório do Cineteatro Caracas antes do encerramento das portas a 15 de dezembro de 2020

    A casa de espetáculos, que promoveu a cultura ao longo de mais de 50 anos, foi fechada ao público no dia dia 15 de dezembro, e agora será feita uma remodelação profunda no edifício conferindo-lhe uma nova linguagem arquitetónica e melhorando as condições físicas e técnicas.

    O projeto contempla, também, a criação de novos espaços como um pequeno auditório e uma sala polivalente, flexibilizando a sua utilização ao nível das atividades culturais.

    Tendo em conta a antiguidade do imóvel, já com mais de 50 anos, e a ausência de obras, a intervenção terá em conta as questões da segurança evidenciando-se, por exemplo, a criação de uma nova saída de emergência para a rua Carlos Osório.

    O projeto prevê um ligeiro aumento da área de implantação através da criação de dois pisos técnicos e da ampliação da torre de palco. A requalificação releva ainda as questões térmicas e de consumo energético e dá especial atenção aos espetadores de mobilidade condicionada.

    Veja o vídeo que mostra o adeus ao velhinho Cineteatro Caracas clicando na tecla play.

    AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here