Relato da primeira morte no concelho devido ao vírus COVID-19

1

No último domingo, dia 29 de março, instalou-se a confusão sobre os números oficiais dos casos confirmados de pessoas no concelho que contraíram o vírus COVID-19. À tarde tinha saído números da Direcção Geral da Saúde que apontavam para 67 casos confirmados, e à noite, por volta das 21.00H, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis divulgava os seus números onde eram registados 65 casos confirmados. Nesse mesmo dia, foi relatada ao Azeméis.NET aquela que terá sido a primeira morte de uma pessoa no concelho devido ao vírus COVID-19, mas que não aparece nas estatísticas.

Rufino Soares dos Santos, residente no lugar de Cidacos, no lugar de Oliveira de Azeméis, faleceu aos 76 anos, no Hospital Santos Silva, em Gaia. O funeral realizou-se no último domingo, 29, no cemitério de Oliveira de Azeméis, tendo apenas estado presente um número reduzido de familiares mais próximos devido às contingências do plano de Emergência decretado pelo Governo.

Um familiar próximo do malogrado revelou ao Azemeis.NET que Rufino Soares “foi fazer simples exames de rotina e já lá ficou, não o deixaram sair”. O mesmo familiar acrescenta ainda que foram que lhe foram feitos dois testes ao vírus COVID-19: “Num primeiro teste o resultado foi negativo, mas num segundo teste deu positivo”.

O Azeméis.NET entrou em contacto com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis para saber se havia conhecimento deste caso, e fonte da autarquia elucidou que os dados divulgados diariamente pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis “são os que nos são disponibilizados pelo Delegado de Saúde local. Se nos derem indicação dos falecimentos por COVID-19 no concelho nós publicamos, como é nossa obrigação”.

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here