Encantado com o mágico argentino Pablo Aimar, apaixonou-se pelo SL Benfica, mudou-se para Portugal em 2009 para tirar um curso de verão, regressou ao Japão, e em novembro de 2019 aceitou ser secretário da SAD da UD Oliveirense. Assim se resume o perfil do jovem japonês Jumpei Fugita, de 30 anos, que contou ao jornal Correio da Manhã com foi o início da sua aventura em Oliveira de Azeméis.

“Um professor japonês, que gosta muito de Portugal e tem ligação ao mundo do futebol, perguntou-me se eu tinha interesse em entrar neste ramo. Nessa ocasião nem sabia o nome do clube, mas disse imediatamente que sim”, revela em entrevista ao jornal Correio da Manhã.

E ainda adianta as suas funções e o balanço destes primeiros meses no clube de Oliveira de Azeméis. “O projecto da UD Oliveirense é de 10 anos. Estou a gostar muito da experiência, ajudo os jogadores japoneses na adaptação [Kazuya Onohara e Obi], conta. Quanto ao futuro da UD Oliveirense, adivinha-se promissor. “Esta época o nosso objectivo é a manutenção, mas queremos construir um projecto sólido“, diz.

Mas não foi a UD Oliveirense que fez com que Jumpei Fugita conhecesse o nosso país. Ele já é um visitante regular desde 2009, ano em que se apaixonou pelo SL Benfica por causa do Pablo Aimar. “Sempre gostei de futebol. Em 2009, vim a Portugal pela primeira vez apaixonei-me pelo Benfica, por causa do Pablo Aimar, o meu jogador favorito”, confessa ao Correio da Manhã.

E foi a paixão pelo Benfica que o aproximou da língua portuguesa. Tirou uma licenciatura e um mestrado em Língua Portuguesa na Universidade Lusófona de Lisboa e na Universidade de Estudos Internacionais de Tóquio. Jumpei Fugita passou a visitar o nosso país todos os anos, segundo relata ao jornal diário mais vendido no país: “Vinha a Portugal todos os anos para matar saudades do Benfica Ia várias vezes ao Seixal para tirar fotografias com os jogadores. Quando estava no Japão aproveitava para conhecer atletas que já tinham estado ligados ao clube, como o Ricardinho e o Pedro Costa, jogadores de futsal que atuaram no Nagoya Oceans”.

O secretário da SAD da UD Oliveirense confessa que no seu país não tem nenhum clube de eleição. Em Portugal, atualmente, o seu coração está dividido em dois. “Agora trabalho na Oliveirense, mas não deixei de gostar das águias”, conclui.

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here