O que descobrimos na primeira edição do Sabores da Nossa Terra

A primeira edição do Sabores da Nossa Terra reuniu vários restaurantes do concelho no Largo da República que se esmeraram a apresentar o que de melhor se faz nas suas casas. Durante os dois dias deste evento o Azeméis.NET experimentou algumas das iguarias por ali apresentadas e revela-lhe alguns pratos que vale a pena mesmo […]

0

A primeira edição do Sabores da Nossa Terra reuniu vários restaurantes do concelho no Largo da República que se esmeraram a apresentar o que de melhor se faz nas suas casas. Durante os dois dias deste evento o Azeméis.NET experimentou algumas das iguarias por ali apresentadas e revela-lhe alguns pratos que vale a pena mesmo experimentar. Alguém tinha de fazer este trabalho e nós chegamo-nos à frente. Sem nenhum esforço, nem nada contrariados. Mas não tivemos tempo para provar tudo, por isso esperamos pela edição do próximo ano.

Os pratos de carne são dominantes, e os petiscos foram reis e senhores na área de restauração dos Sabores da Nossa Terra. Nos dois dias de certame andamos entre os restaurantes Quinta de Vilar e Barba Azul, que por acaso estavam ao lado um do outro e facilitou-nos a vida. Tudo porque estivemos na dúvida em escolher qual o melhor rojão do Sabores da Nossa Terra. Tarefa inglória e sem conclusão. Ao final de dois dias não conseguimos chegar a conclusão nenhuma.Ficámos foi a saber quais são as duas casas onde se comem os melhores rojões.

Rojão do Restaurante Quinta de Vilar

Restaurante Quinta de Vilar
Morada: Rua Adeolato de Carvalho; 3240-140 Oliveira de Azeméis
Mail: quintadevilar2016@outlook.com
Contacto para reservas: 915 279 927

Rojão do Restaurante Barba Azul

Restaurante Barba Azul
Morada: Rua José de Almeida, n.º 80, Alveme, Ossela
Telefone: 256 104 707

Ainda na área dos petiscos ficámos rendidos logo no primeiro dia com os rissóis da Delicia dos Sabores. Aquilo que nos disseram comprova. O recheio dos rissóis é digno desse nome, ou seja é bem composto. Além disso tem várias opções. Desta vez optámos por provar os rissóis de atum e bacalhau. Não ficámos desiludidos.

Rissóis da Delícia dos Sabores

Delícia dos Sabores
Morada: Rua do Cavalar n° 521
3720-586 Oliveira de Azeméis
Telefone para encomendas: 914 758 593

À hora de almoço de sábado, 7 de setembro, descobrimos aquela que poderá muito bem considerada como uma das melhores feijoadas que são servidas no concelho. Mas só para quem é fã do picante na dose certa como uma boa feijoada exige.

Feijoada do Café Miranda

Café Mirada
Morada: Rua do Emigrante, n.º 580 – Lugar das Cavadas, Fajões
Telefones para reservas: 256 106 994 / 938 536 971

O bacalhau na brasa do Restaurante Barba Azul foi outra das boas surpresas que encontrámos no Sabores da Nossa Terra. O sabor desperta todos os sentidos. Quem quiser provar esta iguaria só tem uma condicionante: este pitéu só é confecionado durante o fim de semana à tarde. E segundo nos dizem, tem de chegar cedo ao restaurante. O bacalhau na brasa do Barba Azul desaparece em menos de nada.

Bacalhau na Brasa do Restaurante Barba Azul

Restaurante Barba Azul
Morada: Rua José de Almeida, n.º 80, Alveme, Ossela
Telefone: 256 104 707

Só mais uma coisa. Enquanto esperamos pelo bacalhau, ainda ficámos a saber da existência de um doce criado pela proprietário deste estabelecimento que dá para entrada ou sobremesa. Pode espreitar no vídeo que se segue:

Alexandrina Silva ensina a fazer o Doce à Barba Azul

Por fim, mas não menos importante destacamos os pratos de carne da Taberna Freitas. Eles servem vitela, bochechas de porco e entrecosto acompanhados com maçã Assada e arroz selvagem. A mistura de sabores é fenomenal. Por uma questão de gosto, escolhemos destacar o entrecosto.

Entrecosto da Taberna Freitas

Taberna Freitas
Morada: Rua da Misericórdia, n.º 1520
Rio d’Ossos – Vila de Cucujães
Mail: tabernafreitas1520@gmail.com
Telefones para reservas: 915 046 924 / 256 890 767

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here