Noite Branca vai ter um Ecocopo por 1€… ou então leve um de casa

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis criou um copo oficial, de caráter reutilizável e de venda ao público, estando personalizado com a imagem do evento e que terá um custo de um euro. O presidente da autarquia diz que quem já tiver um copo reutilizável poderá-lo levar para o evento.

0
Este é um exemplo de um copo reutilizável. A Câmara Municipal mandou fazer copos personalizados com o logotipo do evento que terá um custo de um euro.

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promove no dia 14 de setembro a 8ª edição da Noite Branca, um evento onde, além da animação, as preocupações ambientais vão estar presentes através do uso de copos reutilizáveis. É proibido o uso de plástico. A autarquia criou um copo oficial, de caráter reutilizável e de venda ao público, estando personalizado com a imagem do evento e que terá um custo de um euro. A compra do copo é obrigatório para todos aqueles que quiserem pedir a sua bebida em qualquer um dos espaços ao longo do local do evento que se realiza Largo da República, Rua Bento Carqueja, Rua António Alegria, Rua do Emigrante, Praça José da Costa, Rua do Cruzeiro, Avenida César Pinho, Rua Dr. Ernesto Soares dos Reis e Avenida Dr. António José de Almeida. Mas há uma outra opção. O presidente da autarquia, Joaquim Jorge, adiantou em reunião de executivo camarário do dia 22 de agosto que todos aqueles que já tiverem copo reutilizável poderão usá-lo neste evento.

A introdução do copo reutilizável trata-se de uma medida que se enquadra nas políticas ambientais do município, destinada a sensibilizar os visitantes da Noite Branca para o uso ecologicamente responsável do plástico. No próximo ano passará a ser obrigatório em todos os eventos desta envergadura, mas o município de Oliveira de Azeméis quis adiantar esta decisão em um ano de maneira a erradicar os copos de plástico de vez.

“Num evento desta dimensão é importante que exista uma responsabilidade ambiental pelo que decidimos adotar o uso de copos reutilizáveis em detrimento dos copos descartáveis eliminando assim materiais com elevado caráter poluente”, afirma o presidente da autarquia, Joaquim Jorge. 
Segundo o autarca, trata-se de uma solução ambientalmente responsável que se enquadra na preocupação do município de construir um concelho mais amigo do ambiente”

Resultado de imagem para noite branca oliveira de azeméis
Está prometida diversão pelas ruas do centro da cidade de Oliveira de Azeméis

A Noite Branca decorre no centro da cidade sendo um dos eventos mais procurados, quer pelos oliveirenses, quer por visitantes de outros municípios reunindo à sua volta milhares de pessoas para viverem uma noite diferente e única, em final de verão.
Apoiada por um programa de animação, a iniciativa arranca às 20h00 e envolve o movimento associativo e o comércio local naquela que é a grande referência da noite oliveirense.

Esperam-se milhares de visitantes, e a estimativa avançada pelo vereador Hélder Simões é a de que sejam vendidos 12 mil copos, e que haja uma poupança significativa de copos plásticos. O evento Street Food foi o evento piloto na introdução de copos reutilizáveis, e segundo o vereador Hélder Simões houve uma poupança de “8000 copos de plásticos” tendo sido “usados 2000 copos”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here