Marisqueira Monumental: As melhores sardinhas do Mundo comem-se em Cucujães (e não estamos a exagerar!)

O Buça é prova evidente que não precisamos de ir para a beira-mar fazer uma refeição de bom peixe fresco. Mas se ainda não conhece o restaurante o melhor mesmo é começar por pedir sardinhas. Ficará fã do restaurante no mesmo instante. E não se admire quando olhar para o lado vir uma cara conhecida da política ou do desporto.

0
A sardinha ainda na brasa. Depois de assada é sinónimo de sucesso garantido

Por Marisqueira Monumental poucos identificam ou conhecem, mas se falarmos do Buça, em Cucujães, quase todas as pessoas já ouviram falar. Uma referência gastronómica, em peixe, que ultrapassa claramente os limites do concelho de Oliveira de Azeméis.

A sardinha assada é um símbolo indissociável deste restaurante. Fica a dois passos de São João da Madeira mas os seus clientes são de todo o lado, incluindo muitos estrangeiros que estão a dar apoio às empresas desta região com uma forte vocação exportadora.

Muita gente quando pensa em fazer uma refeição de bom peixe grelhado, procura as praias da região, mas não precisa, pois no Buça o peixe sempre fresco é grelhado de forma exemplar.

Rodovalho, pregado, robalo, dourada, salmonetes, garoupa, pargo, peixe-galo, linguados, lulas e muitos outros costumam estar expostos na vitrina que está no primeiro andar com uma frescura invulgar.

Peixe fresco e de qualidade expostos na vitrina da Marisqueira Monumental

Para que isso aconteça, o Senhor Germano que é o grande timoneiro deste barco, levanta-se por volta da 1 hora da manhã para ir comprar e escolher o melhor peixe aos mercados do norte de Portugal.

Este é o senhor Germano. Levanta-se à uma da manhã para conseguir o melhor peixe

Se é certo que o peixe é o rei nesta simpática casa, a rainha chama-se sardinha. Sim aqui, primeiro o Senhor Germano e agora o seu filho Carlos assam umas das melhores sardinhas do mundo, digo isto sem qualquer exagero.

Estas sardinhas são muito famosas, pelo passa a palavra dos clientes que normalmente enchem a casa e, por isso, não aconselhamos que vão sem reserva de mesa que pode ser dentro ou numa simpática e acolhedora esplanada.

Quem prova as sardinhas do Buça, já não quer outra coisa

Quem desejar carne pode sempre comer um bife ou uma costeleta de vitela, mas são poucas as pessoas que resistem ao fabuloso peixe fresco que faz as delícias de muitas gerações e famílias.

O peixe é sempre acompanhado de batata cozida e de uma salada de alface e tomate muito bem temperada com uns gulosos pimentos, quando estiver a marcar mesa pode sempre pedir um arroz de grelos que é feito por encomenda.

Broa caseira e azeitonas de entrada que normalmente acompanham umas petingas ou carapauzinhos fritos.

Uma boa carta de vinhos e espumantes, sempre na temperatura ideal, com especial destaque para brancos do Douro ou Alentejo. Quanto aos tintos uma oferta criteriosa com preços normais e acessíveis.

Na sobremesa não podemos desperdiçar a oportunidade de comer uns docinhos das festas sempre frescos para acompanhar o café, ou então uma fruta da época.

Diariamente, este espaço muito simpático situado num dos extremos da Vila de Cucujães recebe grandes empresários das Terras de Santa Maria acompanhados de fornecedores e clientes, bem como gente ligada ao desporto. Quem também marca presença com muita frequência é a classe política mais concretamente os Presidentes de Câmara da região norte.

A fama das sardinhas do Buça chegam bem longe, porque quem lá vai conta sempre a um amigo ou amiga a categoria e qualidade das sardinhas, assadas sempre no ponto certo.

Lá chegar não é fácil e todo o cuidado é pouco no acesso pedonal ao restaurante que aguarda ansiosamente pela colocação de uma passadeira que consiga reduzir a velocidade dos automóveis que passam a grande velocidade.

O Buça é prova evidente que não precisamos de ir para a beira-mar fazer uma refeição de bom peixe fresco

José Sobral, crítico gastronómico

O Senhor Germano procura minimizar o problema e tem já três estacionamentos privativos diferentes para melhor segurança dos seus clientes e amigos.

O Buça é prova evidente que não precisamos de ir para a beira-mar fazer uma refeição de bom peixe fresco, pois em Cucujães muito por causa das noites mal dormidas do Senhor Germano o peixe é sempre fresco e muito bom.

O serviço é simples, simpático, atento e eficiente, não inventando muito e procurando satisfazer os pedidos dos clientes com rapidez.

As sardinhas do Buça fazem toda a diferença e fica aqui o convite para que os nossos leitores vão lá provar.

Garanto que vale mesmo a pena…do melhor que há no Mundo.

Marisqueira Monumental

Sumário

Morada: Rua Manuel Ferreira da Silva Brandão, 581
Tipo de Cozinha: Marisco e peixe grelhado
Preço Médio: 20 – 25 €/pessoa
Reserva? Sim, aconselhamos mesmo melhor reservar o seu lugar atempadamente pelo número 256 822 291
Estacionamento:
Fácil. Há três parques privativos, o que ajuda bastante em dias de maior movimento.

Sending
User Review
5 (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here