Lactogal assume derrame devido a colapso de tanque com capacidade para 200 mil litros de leite

A empresa agroalimentar afirma que ocorrência envolve questões de uma "elevada complexidade", pelo que aguarda a peritagem técnica do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

0

O rio Ul sofreu o maior impacto ambiental da história na manhã de sexta-feira, dia 25 de setembro, tal como a Azeméis.NET noticiou, e que depois foi replicada pela imprensa nacional, como por exemplo o Jornal de Notícias. Ao final desse dia, e sem nunca mencionar o nome da unidade fabril, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis revelou ter sido contactada pela empresa responsável pelo “derrame acidental” de leite.

Na segunda-feira, a Lactogal em declarações à agência Lusa assumiu ter sido a unidade fabril responsável pelo derrame, explicando que houve um colapso num tanquem de armazenamento de 200 mil litros.

“Na manhã de sexta-feira, 25 de setembro, pelas 07h40, ocorreu um incidente na unidade fabril de Oliveira de Azeméis, tendo colapsado a estrutura interior de um tanque de armazenamento de leite de 200 mil litros”, começou por assumir a empresa agroalimentar, explicando também que a ocorrência envolve questões de uma “elevada complexidade”, pelo que aguarda a peritagem técnica do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. A empresa realça, no entanto, que “não houve qualquer dano humano neste incidente”.

À agência Lusa a Lactogal informou que  acionou “de imediato todos os meios disponíveis” para travar a descarga, “de acordo com a sua política de gestão de riscos”, e que iniciou o tratamento do efluente através da sua estação de tratamento de águas residuais.

“As autoridades competentes foram imediatamente notificadas” – é o caso da Autoridade dos Recursos Hídricos do Centro, a Direção Regional da Agricultura e Pescas do Norte, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e também a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis”, descreve a empresa. Foi também “solicitado o apoio da corporação local de bombeiros nas operações de limpeza, “de modo a agilizar o processo e a minimizar potenciais impactos no caudal do rio”.

À Azeméis.NET fontes que presenciaram o acidente revelam que terão sido derramados 90 mil litros de leite ao rio Ul, mas à agência Lusa, a Lactogal refere que ainda não foi possível apurar a quantidade exata de leite inutilizado, mas a empresa reconhece que, embora tenha ativado um sistema próprio para contenção de perdas, “parte do conteúdo do reservatório extravasou a bacia de retenção dos tanques e acabou por atingir o rio Ul”.

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here