Joaquim Jorge sobre a realidade da violência doméstica : “Temos números que não nos orgulham”

Os números de violência doméstica no concelho de Oliveira de Azeméis são preocupantes. Agora há mais uma ferramenta de apoio às vítimas. Oliveira de Azeméis assegura uma estrutura física de atendimento às vítimas.

0

Oliveira de Azeméis passa a ter mais meios de resposta ao combate à violência doméstica no concelho. O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis assinou, no Europarque, o protocolo para a territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica na área geográfica dos municípios de Terras de Santa Maria (Oliveira de Azeméis, Arouca, Espinho, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra).

Joaquim Jorge assinou o protocolo para a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica na área geográfica dos municípios de Terras de Santa Maria no Europarque, em Santa Maria da Feira

O protocolo visa melhorar as respostas de prevenção, proteção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica. Este é um assunto que merece especial atenção por parte da autarquia. As estatísticas são preocupantes e era necessária uma rápida resposta nesta área. “Temos números que não nos orgulham”, disse Joaquim Jorge em declaração ao projecto de comunicação Aveiro Norte.

O que muda com este acordo? Oliveira de Azeméis assegura uma estrutura física de atendimento a vítimas de violência, o encaminhamento de situações para os serviços e entidades competentes, a promoção de campanhas de sensibilização e a celebração de um protocolo com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género no âmbito do objetivo de territorialização da Estratégia Nacional para a Igualdade a não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual”.

Esta resposta é coordenada pela Casa dos Choupos em Santa Maria da Feira , local onde cada município terá um espaço físico de atendimento pelo menos 1 vez por semana.

O protocolo assinado prevê também a realização de estudos, diagnósticos e recolha de informação estatística com o objetivo de “aprofundar o conhecimento e a permanente adequação das respostas”.


Segundo o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, o objectivo da assinatura do protocolo entre os municípios das Terras de Santa Maria é “atuar em rede e em articulação com os serviços envolvidos nesta problemática, garantindo todas as condições às vítimas ao nível do encaminhamento de situações, apoio e proteção às mesmas”.

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here