Festas de La Salette terão plano A e plano B este ano. Autarquia reserva 50 mil euros para gastar

Lançamento de fogo de artifício de forma simbólica, iluminação alternativa e a presença das farturas Couto em serviço take away, são estas as ideias para o plano B. Procissões só se realizam se houver garantia de distanciamento social.

0
Não há garantias que haja festas este ano

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira, Joaquim Jorge, anunciou na última reunião de executivo camarário a atribuição de 50 mil euros para as Festas em Honra de Nossa Senhora de La Salette deste ano , caso estas se realizem. O líder da autarquia oliveirense deixa algumas reservas, dizendo mesmo que tem dúvidas de que aquela que é um das maiores romarias da região possa ser realizada este ano. Tudo irá depender de quais serão as indicações da Direção Geral de Saúde nessa altura.

Dadas as dificuldades em antever cenários, Joaquim Jorge revelou que a nova Comissão de Festas de Nossa Senhora de La Salette (que já não será dirigida por Jorge Coelho, tal como escrevemos aqui) trabalhará sob dois planos. “Um plano A que será usado no caso de ser possível de realizar as festas de forma normal, e um plano B para o caso de as festas terem ser realizadas com restrições”, explica o autarca.

Durante os próximos meses o trabalho irá progredir de forma natural. Joaquim Jorge revelou ter tido já um primeiro encontro com a nova Comissão de Festas no dia anterior à reunião do executivo camarário, e que tudo está a ser pensado de maneira a precaver os dois planos. Por exemplo, os contratos com os artistas escolhidos para abrilhantarem as Festas de La Salette deste ano tem uma alínea que prevê a não indemnização caso os concertos tenham de ser cancelados por causa das restrições impostas pela Direção Geral de Saúde.

A meio da sua intervenção no ponto em que foras discutidas as Festas de La Salette, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis voltou a referir que “as festas não estão garantidas”, mas no plano B que está a ser pensado pela nova Comissão de Festas há várias ideias já pensadas. “Poderá haver uma iluminação diferente, pode-se realizar um fogo de artifício simbólico, as Farturas Couto podem estar no parque com serviço take away”, enumerou.

No caso de as Festas de La Salette avançarem no plano B, há possibilidade de se realizar a Procissão das Velas e de Triunfo desde que haja maneira de garantir o distanciamento social. Mas esta é uma questão que ainda está a ser usada.

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here