Ferreira de Castro continua a ser a melhor escola do concelho no ensino secundário

O agrupamento de escolas Ferreira de Castro deixou de constar no top 100 do ranking nacional, mas continua a ser considerada a melhor escola do concelho no ensino secundário. Os resultados obtidos pelos estabelecimentos de ensino de Oliveira de Azeméis foi, na sua maioria, muito baixo. Só o agrupamento de escolas de Fajões fugiu à tendência.

0

Foi publicado o ranking das escolas do país tendo em conta os resultados nacionais de 2019. Analisando o ranking SIC/Expresso pode-se verificar que os resultados das escolas do concelho de Oliveira de Azeméis no ensino secundário foram, na maioria, muito inferiores quando comparando com os resultados obtidos em 2018. Só a Escola Básica e Secundária de Fajões é que fugiu à tendência.

A Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro continua a ser a melhor escola do concelho de Oliveira de Azeméis no ensino secundário, ao obterem uma média de 11,62 valores nos exames nacionais das disciplinas de acesso ao Ensino Superior – Português, Matemática, Biologia e Geologia e Física e Química.

Já a Escola Básica e Secundária Soares Basto encurtou a distância para a Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva que continua a ocupar o 2.º lugar do ranking concelhio. Em 2019 os dois estabelecimentos de ensino estiveram separados por nove décimas. Os alunos do estabelecimento de ensino de Cucujães conquistaram uma média de 10,62 valores nos exames nacionais, enquanto o agrupamento de escolas localizada no centro de Oliveira de Azeméis obteve uma média de 10,53, tal como ver na imagem que segue.

Ranking SIC/Expresso

A Escola Básica e Secundária de Fajões continua a ser ocupar o 4.º lugar do ranking de escola do concelho de Oliveira de Azeméis. Em 2019 obteve uma média de 9,98 valores nas disciplinas consideradas para a elaboração do ranking de escolas no ensino secundário.

Contudo, o agrupamento de escolas de Fajões é a única do concelho que sobe no ranking nacional do ensino secundário. Ocupa a 451.º posição, enquanto em 2018 estava no lugar n.º 536. Representa uma variação positiva de 85 lugares.

O agrupamento de escolas Ferreira de Castro teve uma queda significativa. Basta dizer que em 2018 tinha conseguida estar no top 100 das melhores escolas do país, e em 2019 cai para o n.º 131 (obteve uma variação negativa de 41 lugares).

A queda mais abrupta é a do agrupamento de escolas Dr. Ferreira da Silva. Ocupa agora o lugar número 322, enquanto em 2018 estava o lugar número 215 (uma variação negativa de 107 lugares

Por fim, a Soares Basto e cai para o lugar n.º 343 do ranking nacional, enquanto em 2018 estava no lugar n.º 276, representando uma variação negativa de 67 lugares.

No indicador de sucesso do raking SIC/Expresso o agrupamento de escolas Ferreira de Castro liderada de forma destacada ao obter um índice de 4,88. Bem mais distantes está a Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira de Silva (0,71) e a Escola Básica e Secundária Soares Basto (0,62). A Escola Básica e Secundária de Fajões tem um índice negativo de 9,54.

De referir que o indicador de sucesso do ranking SIC/Expresso reflete os percursos de sucesso em cada escola, isto é, a percentagem de alunos que concluíram o ensino secundário sem retenções e conseguiram ter positiva nos dois exames das disciplinas trienais (português e matemática, português e história ou português e desenho, consoante os cursos). E depois compara os resultados de cada escola com a média nacional do país, tendo em conta os alunos com um percurso comparável até chegar ao 10.º ano, tendo por referência as notas obtidas nos exames de 9.º ano.

Ferreira de Castro está no lugar n.º 11 a nível distrital

Alargando o espectro de análise para um panorama distrital (Aveiro), a melhor escola do concelho de Oliveira de Azeméis encontra-se no lugar n.º11. Apenas quatro décimas na média de exames nacionais afastam o estabelecimento de ensino oliveirense do 10.º lugar, ocupado pela Escola Secundária João Silva Correia (obteve uma média de 11,66).

Ranking SIC/Expresso

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here