Saiba quais são os restaurante e pastelarias que vai encontrar no “Sabores da Nossa Terra” 2019

A gastronomia de Oliveira de Azeméis vai estar em destaque nos dias 6 e 7 de setembro no âmbito do projeto “Sabores da Nossa Terra”, uma parceria entre a Associação Comercial e a Câmara Municipal, onde também está incluída o 6.º Concurso de Doçaria Municipal.

0

Sabores da Nossa Terra trata-se de uma iniciativa onde os sabores oliveirenses vão estar na boca de todos os que visitarem o Largo da República e a Rua Bento Carqueja.

O evento decorre entre as 19h00 e as 24h00 do dia 6 de setembro, e entre as 10h00 e as 24h00 no dia dia 7 setembro, sendo uma excelente oportunidade dos visitantes ficarem a conhecer os paladares mais característicos e a genuinidade de produtos locais que caraterizam a gastronomia oliveirense. Haverá várias mesas distribuídos pelo espaço de maneira a que todos possam comer de forma confortável.

Segundo o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, trata-se de um fim-de-semana gastronómico que “procura promover os sabores da nossa terra” proporcionando o que de melhor tem a gastronomia oliveirense e levando vida e dinâmica ao centro histórico da cidade. 

O autarca convida todos a deslocarem-se até ao local do evento para degustarem o que os restaurantes aderentes têm para oferecer. 

Para Manuel Tavares, presidente da Associação Comercial dos Concelhos de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, a intenção “é promover o comércio local mostrando o que de bom se faz na nossa terra a nível gastronómico”

O evento tem a adesão de restaurantes do concelho, contando com animação de grupos locais e a distinção da melhor doçaria a concurso. Publicamos a seguir a listagem dos estabelecimentos aderentes a esta iniciativa e as respectivas especialidades para que todos os visitantes possam saber o que podem encontrar.

. Taberna Freitas

Nesta casa a carne é a rainha. E não há como fugir. Aconselhamos os rojões carne e ressô com batata loura, o prato que está mais vezes presente nos menus diários divulgados pela Taberna Freitas na sua página de Facebook.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, fruta, comida e interiores
O bacalhau com broa é uma especialidade da Quinta Vilar

. Quinta Vilar

O porta-bandeira deste restaurante, do lugar de Vilar, em Madaíl, é o facto de todas as pessoas poderem saborear pratos tradicionais cozinhados com métodos ancestrais no forno a lenha. Destaque para o bacalhau com broa acompanhado com batatas a murro (na foto). É uma das especialidades mais procuradas.

. Restaurante Miranda (Fajões)

. Casa Ibérica

É talvez a melhor casa de marisco da cidade. Estão instalados na Rua da Imprensa Oliveirense e já há vários clientes que não querem perder os sabores oferecidos pelo chef desta casa. O arroz de lavagante tem sido a principal atração. E alguns dos segredos já foram revelados num vídeo publicado na página de Facebook da Casa Ibérica.

Publicado por Restaurante Casa Ibérica em Domingo, 5 de agosto de 2018
O chef da Casa Ibérica mostra como faz uma das suas especialidades, o arroz de lavagante

. Café Barba Azul (Ossela)

. Delícia dos Sabores

Se está cansado de comer apenas rissóis de carne, camarão, e vá, no máximo de leitão, tem de passar pela barraquinha da Delícia de Sabores. Os salgados são o prato principal, e por aqui poderá provar os rissóis com maior variedade: carne, frango, queijo e fiambre, camarão, atum, pescada, bacalhau. É a sugestão que lhe fazemos.

. Cerveja Artesanal de Cesar

. Cerveja Vadia

A cerveja Nautika é uma das mais recentes novidades da cervejeira de Ossela

Como não há comer sem beber, também estarão presentes marcas do concelho de cerveja artesanal. A Cerveja Vadia é uma delas. Uma boa altura para provar as duas mais recentes estrelas da companhia: a Vadia Nautika, e a Vadia 100 (sem álcool)

Agora apresentamos os espaços dedicados aos doces, e que irão participar na sexta edição do Concurso de Doçaria Municipal.

. Confeitaria Laranjeira

É uma das mais antigas pastelarias do concelho. Senão é mesmo a mais antiga. São conhecidos pela qualidade dos seus bolos. Bolas de berlim e os eclaires dão nas vistas, e há quem suspire pelos seus bolos rei. Mas os zamacóis, produto típico do concelho, também terá destaque.

. Pastelaria Gemini

Nesta pastelaria os croissants franceses (de chocolate, maçã, vitela ou misto) são a especialidades, mas a oferta vai para muito além destes sabores obrigatórios. A Pastelaria Gemini já arrecadou o segundo lugar do concurso de doçaria municipal com o Campino de Azeméis, havendo agora também a opção de campino de chocolate, e é quase certo que este doces apareçam pelo evento. Com sorte, também ainda encontra os pastéis de nata de chocolate e frutos vermelhos, a nova especialidade secreta da Pastelaria Gemini sobre a qual já escrevemos.

. Padaria de Azeméis

Das pastelarias a concurso, é a mais nova. Aliás a Pastelaria de Azeméis é um espaço recente na cidade. A loja fica em frente à entrada principal do Agrupamento de Escola Soares Basto, e os donos mostram tratar a doçaria por tu. Há duas especialidades que ainda são praticamente desconhecidas do grande público. As broinhas de ovos moles e, uma mais saudável, de mirtilos. Sabemos que a opção nesta primeira edição do Sabores da Nossa Terra, mas num dos dois dias de evento guarde um espaço no estômago para provar estas iguarias.

Há uma paragem quase obrigatória que tem de fazer: na barraquinha Pastelaria de Azeméis para provas as broinhas de ovos moles que custam 0,50 € cada uma

. Renascer Brasão

. Pão de Ló da João

A imagem pode conter: sobremesa e comida
Exemplo do expositor do Pão de Ló da João

Quem é que ainda não ouviu já falar do Pão de Ló da João. Vale mesmo a pena passar pela sua barraquinha para provar esta iguaria. Se passar pela primeira edição de Sabores de Azeméis será mais ao menos uma barraquinha como a que está na foto ao lado. Quanto a preços, o famoso pão de ló custa dois euros. Mas haverá mais opções. Um bolo de cenoura terá um custo de 0,80 €, e como estamos em dias de comer sem restrições, qualquer um destes doces acompanhará bem com o café depois da refeição. Ou então um complemento na gora do lanche.

. Parque Temático Molinológico

Há duas coisas que Manuel Tavares, presidente da Associação Comercial de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, promete não faltar nesta primeira edição de Sabores da Terra: o pão de Ul e a broa de Ossela. São duas iguarias que estarão obrigatoriamente presente no evento, e para isso vai contribuir a barraquinha onde vai estar representado o Parque Temático Molinológico.

. Tulhinhas (S. Tiago Riba Ul)

A imagem pode conter: comida

É a novidade da lista. Mesmo em cima da realização do Sabores da nossa Terra, a Tulhinhas reservou o seu lugar. São especialistas em doçaria e têm um lugar de destaque. São os autores do doce que já foi vencedor de uma das edições do Concurso de Doçaria Municipal, com o doce que lhe mostramos na imagem.

Durante os dois dias Sabores da Nossa Terra a animação também está garantida. Um dos nomes já confirmados é o artista oliveirense Rui Amorim. Ele estará na sexta Feira, 6 Setembro, pelas 21.00h, no Largo da República, mesmo em frente à Câmara Municipal, para uma noite de muita animação.

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here