Desemprego em Azeméis continua a aumentar. No mês de maio havia 2051 desempregados, mais 63,13% do que em janeiro

José Campos Silva, vereador do PSD, constactou na última reunião de executivo camarário que Oliveira de Azeméis foi um dos o concelhos do país que mais viu subir a sua taxa de desemprego.

0
-Publicidade-

Desde o início do ano que o número de desempregados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional do concelho de Oliveira de Azeméis tem crescido em flecha. Tal como se pode ver no quadro passou-se de 1295 desempregados em janeiro de 2020 para 2051 desempregados em maio de 2020, segundo o dado estatístico revelado pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, na última reunião pública do executivo camarário.

Publicidade

Contas feitas, trata-se de um aumento de 63,13% de desempregados no concelho de Oliveira de Azeméis. Os números têm sido agravados durante os meses em que o país começou a atravessar a crise causada pelo vírus COVID-19.

O vereador José Campos Silva, do PSD, revelou durante a última reunião que no mês de abril houve um aumento de 60,9% no número desempregados quando comparado período com período homólogo de 2019, tornando assim o concelho de Oliveira de Azeméis num dos que mais viu subiu a taxa de desemprego no país. E com os dados revelados pelo presidente da autarquia sobre maio, a tendência será que a percentagem continue a aumentar.

 

janeiro 2020 1295 desempregados
fevereiro 2020 1314 desempregados
março 2020 1344 desempregados
abril 2020 1868 desempregados
maio 2020 2051 desempregados

Apesar de preocupado com a realidade, e concordando com o vereador José Campos Silva que é importante reflectir sobre os números actuais, o presidente da Câmara Joaquim Jorge diz não compartilhar com o alarmismo do número de desempregados. “O que está a acontecer no concelho de Oliveira de Azeméis é o mesmo que está a acontecer noutros concelhos fortemente industrializados com a empresas a atravessar alguns problemas por causa do vírus COVID-19”, argumenta, adiantando ainda que o aumento dos número de desempregados tem neste momento impacto no concelho quando analisando em percentagem devido ao facto de em 2019 de o número de desempregados ser residual no concelho.

Joaquim Jorge considera ainda que no número de desempregado estão espelhados números de desempregados com trabalhos sanzonais e temporários, e acredita quando a atividade económica voltar a normalidade que o número de desempregados no concelho voltará a diminuir,

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui