Deputada Helga Correia preocupada com condições de funcionamento do “Vouguinha” em época de pandemia

Helga Correia exige do ministro respostas sobre de que forma está a ser garantido o distanciamento social na Linha do Vouga, se está definida alguma capacidade face ao material circulante existente e que medidas de distanciamento social estão a ser planeadas e adotadas naquele serviço, em especial nesta época de aumento de fluxo de passageiros.

0
Deputada oliveirense preocupada com funcionamento do "Vouguinha"

A deputada oliveirense do PSD Helga Correia manifesta preocupação quanto às condições de funcionamento da Linha do Vale do Vouga no que toca à lotação permitida e ao consequente cumprimento do afastamento social enquanto se mantiver o estado de alerta provocado pela COVID-19. Numa pergunta dirigida ao ministro das Infraestruturas e da Habitação, a parlamentar social democrata assinala o aumento do número de passageiros com a chegada do verão.

“A reabertura da conhecida feira de Espinho e a chegada do verão e da época balnear trazem o habitual aumento de passageiros à Linha do Vouga” – vinca Helga Correia no texto que suporta a pergunta, assinalando que “na época de verão a circulação de automotoras tem habitualmente a sua lotação completa, com os habituais utentes da linha e com jovens que, em férias, se deslocam para a praia de Espinho”.

Para a deputada oliveirense, “importa perceber que medidas estão a ser planeadas e implementadas na Linha do Vouga, considerando os constrangimentos atuais, do distanciamento social, e do número reduzido de automotoras, que impede o aumento de resposta e de capacidade, no que diz respeito ao número de lugares”.

Helga Correia exige do ministro respostas sobre de que forma está a ser garantido o distanciamento social na Linha do Vouga, se está definida alguma capacidade face ao material circulante existente e que medidas de distanciamento social estão a ser planeadas e adotadas naquele serviço, em especial nesta época de aumento de fluxo de passageiros.

“O Grupo Parlamentar do PSD continua a acompanhar com preocupação o estado da Linha do Vouga.  Contudo, a preocupação do PSD estende-se, neste período de desconfinamento, ao aumento do número de passageiros, numa altura em que o distanciamento social é obrigatório” – sublinha Helga Correia, notando que se trata de um “meio de transporte utilizado por muitos utentes, que não disponham de veículo próprio ou outro tipo de transporte” para o trabalho ou o lazer.

Na pergunta agora dirigida à tutela, a parlamentar social democrata recorda que “são públicas e conhecidas as fragilidades da linha centenária do Vouga”, assinalando que os partidos políticos, na última legislatura, foram unânimes quanto à importância da melhoria das suas condições e na sua defesa, tendo sido aprovada resolução que recomenda ao Governo a requalificação e modernização da ferrovia e a sua inclusão no Plano de Investimento Ferroviário 2016-2020.

“Ora, tal não aconteceu e chegados a 2020 e olhando para o estado atual da Linha do Vouga, poucas foram as melhorias implementadas, ao nível da infraestrutura e do material circulante, nomeadamente no troço entre Espinho e Oliveira de Azeméis, apesar dos alertas deixados pelos vários grupos parlamentares, na Assembleia da República”, conclui Helga Correia.

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here