COVID-19. Os mais de € 25 mil existentes na Conta Solidária criada pela autarquia foram transferidos para IPSS’s do concelho

0
-Publicidade-

A Câmara Municipal de Oliveira abriu uma conta solidária, apelando ao espírito solidário e de comunidade de todos os oliveirenses, na angariação de verbas a serem canalizadas para um combate estratégico à no final de março de 2020. À data da reunião do executivo camarário do dia 19 de novembro de 2020 o saldo existente na referida conta era de 25.659,10€, o executivo camarário decidiu, por unanimidade, entregar este valor a mais de uma dezena de instituições de solidariedade social do concelho de Oliveira de Azeméis por se considera que estas “são entidades fundamentais na minimização do estrondoso impacto social da pandemia COVID- 19, desenvolvendo esforços variados na prestação de cuidados e apoio à população, enfrentando fortes constrangimentos na sua atuação”.

Publicidade

Apesar de terem aprovado a decisão, os vereadores do PSD chamaram a atenção para o facto deste valor não inviabilizar apoios futuros às instituições que foram contempladas com a verba originária da conta solidária criada para o combate ao vírus pandémico de 2020. “Nós compreendemos essas explicações e aceitamo-las, porque efetivamente à partida quando olhamos para a proposta percebemos que este levantamento, desta verba para as IPSS’s não era um dos principais fins da criação desta conta solidária, era para satisfação das necessidades urgentes, imperiosas. E portanto, embora não se desenquadre totalmente do objetivo, não era o principal objetivo, mas percebemos que efetivamente neste momento se não há outras necessidades, estes vinte e cinco mil euros estão muito melhor empregues nas IPSS’s do que parados numa conta bancária. Portanto, nós aprovaremos, o que nós queremos dizer, é que esperamos que não se esgote o apoio da Câmara Municipal às IPSS’s nesta verba, porque efetivamente sabemos que as carências são muitas e que esta verba dividida por todos é escassa, e aliás, este apoio nem sequer é da Câmara Municipal… Este apoio é dos Oliveirenses que solidariamente contribuíram para esta conta. Só deixar aqui este alerta que esperamos que não se esgote o apoio da Câmara Municipal às IPSS’s na atribuição desta verba e que para breve haja medidas nesse sentido. Mas votaremos a favor”, afirmou a vereadora social-democrata Carla Rodrigues.

Em reposta, o presidente da autarquia, Joaqum Jorge, acabou por frisar que o apoio às IPSS’s não se esgotava nesta verba. “De uma forma ou de outra, são sempre os Oliveirenses que estão naturalmente a apoiar o nosso movimento solidário e claro que o nosso apoio ao movimento solidário não se vai esgotar nesta verba. Nós já atribuímos uma verba de vinte e cinco mil euros que já foi entregue às associações, às IPSS’s. Estamos neste caso concreto, a falar apenas e só da conta solidária e da possibilidade de afetarmos estes recursos não os tendo ali, conforme disse, parados numa conta porque na nossa opinião não faz rigorosamente sentido nenhum”, respondeu o líder da autarquia.

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui