COVID-19. Deputada Helga Correia questiona diretora-geral de Saúde sobre número de óbitos em Azeméis

0

A deputada do PSD Helga Correia reclama uma divulgação criteriosa do número de óbitos por Covid-19 no concelho de Oliveira de Azeméis, à semelhança do que vem acontecendo em municípios vizinhos. Num e-mail esta quarta-feira dirigido à diretora-geral de Saúde, a parlamentar social democrata lamenta a “desconfiança” sentida entre os cidadãos, em função da falta de uma informação credível.

“Apesar de termos conhecimento de vítimas mortais infectadas pelo vírus, não temos a confirmação oficial da causa da morte, pelo que não nos é possível cumprir com o nosso dever de informar”, escreve Helga Correia no e-mail dirigido à diretora-geral de Saúde, citando uma nota do presidente da Câmara Municipal, ao mesmo tempo que solicita o esclarecimento quanto à falta de disponibilização do número de óbitos no concelho de Oliveira de Azeméis.

Helga Correia nota que o governo tem vindo, “cautelosamente”, a gerir diariamente o estado de emergência, nomeadamente as dificuldades e as exigências a que o SNS está sujeito, com o cuidado de fazer o ponto de situação diário dos números globais nacionais e uma perspetiva dos números por concelhos, lamentando que os números divulgados nos concelhos não sejam “divulgados com os mesmos critérios”.

No e-mail enviado, a deputada aveirense sublinha que o município de Oliveira de Azeméis tem divulgado os dados sem fazer referência ao número de óbitos por COVID-19, citando nota de esclarecimento do município, segundo a qual todos os dados são fornecidos oficialmente, pela autoridade de saúde local e “nunca foi publicada informação sobre o número de óbitos por COVID-19 no concelho, porque o Sr. Delegado de Saúde sempre se recusou a fornecer essa informação”.

“O município de Oliveira de Azeméis tem três óbitos, divulgados na passada terça-feira pelo JN, mas o presidente da Câmara não as pode divulgar pelo facto de não ter esse conhecimento por parte do delegado de Saúde. Os oliveirenses questionam a razão desta decisão do delegado de Saúde, quando concelhos vizinhos como Ovar, São João da Madeira ou Estarreja têm dados por freguesia e indicam o número de mortes” – lamenta Helga Correia, sustentando que “esta falta de uniformização de comunicação de dados gera desconfiança junto da população”.

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui