COVID-19. Número de casos diários está a diminuir em Oliveira de Azeméis, mas há um aumento de casos nos cuidados intensivos

0
No dia 1 de dezembro, o concelho Oliveira de Azeméis registou um total de 704 casos com Covid-19 (soma de casos dos últimos 14 dias)
-Publicidade-

Se os habitantes do concelho de Oliveira de Azeméis mantiverem o mesmo comportamento dos últimos dias, contribuindo para a tendência de descida que atualmente se verifica, será possível que numa próxima avaliação o concelho desça da categoria no mapa de risco do vírus COVID-19. Passará a ser um concelho de risco muito elevando em vez de risco extremamente elevado.

Publicidade

Desde o dia 26 de novembro que o número de casos no concelho de Oliveira de Azeméis tem estado abaixo do número que classifica determinada região de concelho de risco de extremamente elevado (acima dos 960 casos por 100 mil habitantes). Desde o dia 24 de novembro até ao dia 1 de dezembro houve uma diminuição de 320 casos de Covid-19, tal como pode analisar no gráfico que apresentamos de seguida.

DiaNúmero de casos total contabilizando os 14 dias anteriores
24/11/20211066
25/11/20211048
26/11/2021957
27/11/2021923
28/11/2021863
29/11/2021760
30/11/2021767
01/12/2021704

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, também frisou esta tendência de descida de casos na última sessão da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, apresentando um quadro explicativo que apresentamos de seguida.

Gráfico apresentado pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis na última sessão da Assembleia Municipal

Apesar da diminuição de casos diários, verificou-se um aumento de casos nos cuidados intensivos. Na reunião de executivo municipal do dia 5 de novembro, o presidente da Câmara Municipal revelava que do universo de pessoas internadas no Hospital de Santa Maria da Feira com Covid-19, 12 eram residentes no concelho de Oliveira de Azeméis e dessas 12 pessoas internadas, 5 estavam nos cuidados intensivos com idades entre os 54 e os 76 anos – quatro homens e uma senhora. “A pessoa com mais idade é um homem de 76 anos e a pessoa mais jovem é um homem de 54 anos”, especificava.

Na reunião de Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge avançava dados que representavam um aumento considerável de casos de oliveirenses nos cuidados intensivos com o vírus Covid-19. “21 pessoas internadas no Hospital de Santa Maria da Feira, 11 das quais nos cuidados intensivos, a lutar pela vida”, revelava na reunião de sexta-feira, dia 27 de outubro.

Justificação de aumento de casos no concelho de Oliveira de Azeméis


No mês de outubro e início de novembro verificou-se um aumento exponencial de casos em Oliveira de Azeméis. Na reunião de executivo municipal do dia 5 de novembro, o Joaquim Jorge explicou a realidade de nosso do concelho: “Temos muitos estudantes que diariamente vão do concelho de Oliveira de Azeméis para outros concelhos. Temos pessoas que vêm estudar de outros concelhos para o concelho de Oliveira de Azeméis, temos pessoas de Oliveira de Azeméis que todos os dias se deslocam a hospitais em outros concelhos, temos naturalmente pessoas que todos os dias se deslocam para respostas de saúde que temos no nosso concelho. Temos pessoas que trabalham fora do nosso concelho e pessoas que vêm
trabalhar todos os dias para o nosso concelho. Há aqui um conjunto de dinâmicas fortíssimas que
naturalmente são pendularidades que trazem um maior risco de contágio”
.

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui