Carlos Costa Gomes preside Comissão de Ética da Casa de Saúde São Mateus em Viseu

Esta é a primeira vez que o professor oliveirense é nomeada para um cargo a nível hospitalar, e isto acontece num momento particularmente delicado por causa do vírus pandémico COVID-19.

0

O oliveirense Carlos Costa Gomes foi nomeado (e depois eleito) para presidir a Comissão de Ética da Casa de Saúde São Mateus – Hospital, o hospital, em Viseu. É a primeira vez que o professor e doutor em PhD Bioética irá presidir uma comissão de ética a nível hospitalar, e acontece num momento em que são precisas tomar decisões relevante devido ao vírus pandémico COVID-19.

A tomada de posse aconteceu esta semana, e durante a cerimónia o professor oliveirense destacou que “esta comissão de ética não nasce de uma necessidade exterior ou imposta, mas da consciência ética” que motiva o trabalho dos profissionais. E, realçou ainda, “a sua missão principal é salvaguardar os interesses e valores individuais da Casa de Saúde São Mateus , os valores individuais de cada profissional de saúde, os valores colectivos e os valores de cada pessoa que aqui se desloca e que também faz parte da casa”.

A nomeação de Carlos Costa Gomes (terceiro a contar do lado esquerdo) para presidir a Comissão da Casa de Saúde de São Mateu mereceu manchete no Diário de Viseu.

Em entrevista ao Azeméis. NET, que pode ouvir em íntegra no final deste artigo, Carlos Costa Gomes revela que o convite surgiu “de uma forma natural” após “contactos no âmbito de uma formação em bioética” onde estavam alguns elementos do conselho de administração daquele que é o hospital mais antigo de Viseu.

O professor oliveirense revela que encarou este convite com “satisfação e responsabilidade“. E explica: “Em primeiro lugar porque é o reconhecimento por parte de alguém, fora do concelho de Oliveira de Azeméis, e a nível nacional que vai acompanhando o serviço que eu vou fazendo e acaba por considerar que tenho condições para presidir Comissão de Ética, e, portanto, é uma satisfação e alegria. Mas ao mesmo tempo temperada com grande responsabilidade pelo desafio que nos é colocado. Portanto, encaro este desafio com toda a naturalidade, com o compromisso de poder ajudar a instituição hospitalar a diferenciar-se do ponto de vista ético com os seus utentes, mas também internamente, e, portanto é um desafio que encaro com toda a humildade, mas também coma satisfação de poder servir a instituição e do que aquilo que ela espera de mim”

Ouça as declarações na íntegra de Carlos Costa Gomes:

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here