Beesweet: uma empresa de mel de referência nacional com uma fórmula de sucesso com 50 anos

0

A Beesweet é uma empresa de sucesso 100% familiar (apenas com três trabalhadores) com sede em Loureiro, concelho de Oliveira de Azeméis, e que se dedica à produção e comercialização de mel… para todos os gostos: com sabor a menta, limão, chocolate, e ainda picante ou salgado. O sucesso é mensurável: todos os dias chegam encomendas on line, estão presentes no mercado internacional, e foi escolhida entre as 2.753 empresas selecionadas numa lista de negócios de excelência publicada em julho, e nomeada vencedora nacional por um painel de júris independentes, incluindo CEO’s, políticos e universitários. Foi considerado o melhor negócio em Portugal na Categoria “A Empresária Europeia do Ano” e vai representar o nosso país ma fase final da competição que decorre em Varsóvia, na Polónia, nos dias 3 e 4 de dezembro. Elas vão precisar da sua ajuda, como pode ver mais à frente, mas agora um bocadinho da história sobre esta empresa de sucesso.

Ana Pais, de 37 anos, e a prima, Carla Pereira, 33, montaram a empresa dedicada ao mel quando se “descobriram esmorecidas na vida profissional”, revelaram recentemente ao jornal Público, e também tiveram uma pequena ajuda da ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria.

Ana estava na área da hotelaria e Carla na área administrativa. Descobriram as receitas do Avó Augusto, que também se dedicou há meio século à produção e comercialização do mel para um ganho extra ao final do mês.  “Sempre fez [apicultura] , sempre teve abelhas. Há 40, 50 anos, pessoas com quintal normalmente tinham abelhas, quase como animal doméstico”, revelam as jovens empresárias e entrevista ao jornal Público. Nessa altura já o seu mel chamava a atenção pela mistura de ervas aromáticas. Com este ponto de partida, e com as receitas de sucesso do avô Augusto, Ana e Carla fizeram adaptações com a ajuda de chefs conhecidos. “No início, enviávamos muitos frascos a chefs para que nos dissessem o que achavam. Fomos ajustando as receitas de acordo com a opinião deles e alguns tornaram-se como que ‘padrinhos’, como a Filipa Gomes e o Chakall”, revelaram ao jornal Público.

A forma como o mel seria apresentado aos consumidores também foi algo que Ana e Carla passaram algum tempo a passar para se diferenciar do já existia. Decidiram embalá-lo de forma diferente. O design da linha Gota simula exactamente um pingo e a embalagem é top down, pode-se ler na reportagem que o jornal Público já fez sobre esta empresa. “Temos zero desperdício, escorre até à última gota”, revelam as proprietárias.

Pelo reduzido número de pessoas a trabalhar e de maneira a não desvirtuar o sabor do mel, Ana Pais e Carla Pereira decidiram desde logo posicionar o seu produto no mercado premium e gourmet. Por isso, o produto não se pode encontrar em grandes superfícies, mas estão em alguns pontos de vendas espalhados de Norte a Sul do país e ilhas, e também já é um produto internacional. Vende-se em França, no mercado da saudade, no Canadá e Macau em pequenas lojas. Para além disso há loja online da empresa onde todos os dias surgem encomendas – pode ver aqui. Cada frasco de mel pode custar entre os 12,60 euros e os 28 euros.

É toda esta estratégia de sucesso que despertou a atenção dos jurados que elegeram a Beesweet como o melhor negócio em Portugal na categoria “A Empresária Europeia do Ano”. Agora, para vencer Ana e Carla já não dependem apenas da opinião do júri. Precisa dos votos do maior número de pessoas possível para combater a concorrência internacional. As jovens empresárias já fizeram um vídeo, em inglês, para apelar ao voto. O cenário escolhido foi o Parque Temático Molinológico. Ora veja:

Se acha que este negócio merece ter grande destaque no Businnes Award Europe nos dias 3 e 4 de dezembro, clique aqui para seguir para a página de voto. Só tem de introduzir o seu e-mail no campo indicado e clicar no botão que diz ‘Click Here to Vote’.

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here