André Sousa vai andar pelo Mundo numa minimota: “Queria partir de Azeméis, mas não tive apoio”

Há um oliveirense que gosta de bater recordes. O jovem piloto André Sousa vai partir numa mini-mota de Avis no dia 12 de julho para uma viagem de 60 mi quilómetros, por seis continentes, e que durará dois anos. Só tem pena que a partida para aquela que é a sua maior aventura não seja na terra que o viu nascer e crescer.

0

Nasceu em Oliveira de Azeméis, vive em Oliveira de Azeméis, mas André Sousa, de 24 anos, mas terá de partir para a maior aventura da sua vida em… Avis. O jovem oliveirense propõe-se continua a propõe-se a dar a volta ao Mundo e percorrer mais de 60 000 quilómetros por 50 países, em seis continentes, numa pequena Honda Monkey 125cc. Foi pelo nome da moto que baptizou estava viagem como “Ride That Monkey”.

O piloto já detém o feito de ter sido o primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc). Mas não chega. Este oliveirense quer registar a mais longa volta ao globo numa mini-moto. E para completar esta missão, informa, estará “dois anos fora de casa”.

A partida para esta aventura estava previsto acontecer no dia 29 de março, contudo o piloto foi apanhado desprevenido pela situação pandémica causada pelo vírus COVID-19. A nova partida está marcada para domingo, 12 de julho, às 15h00, em Avis.

Em conversa com o Azeméis.NET, o jovem piloto oliveirense admitiu que por sua vontade partiria em Oliveira de Azeméis. “Eu queria partir de Oliveira de Azeméis, afinal é a minha terra, mas não tive apoio da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Ainda apresentei proposta, mas acabaram por não aceitar. Na zona de Avis o motociclismo é vivido de uma outra forma, e quando apresentei a proposta à Câmara Municipal de Avis, foi logo aceite”, conta André Sousa.

O orçamento para esta viagem é de 60 mil euros, e não haverá para grandes luxos. “O valor não vai para dormir em grande hotéis e fazer férias. Uma grande fatia deste orçamento vai para burocracias e o transporte da moto entre continentes. Para comer e dormir fica muito pouco, revela.

Deste orçamento não fazem parte as despesas com a mota. “A Honda suporta os custos. Deu-me a mota e assegura a manutenção”, informa

Momentos marcantes do piloto oliveirense

Nascido em Dezembro de 1995, André Sousa começou a conduzir motos aos oito anos e aos 14 já competia a título desportivo. Em 2013 ficou em 4.º lugar no Campeonato Nacional de Velocidade em 125 cc e em 2014 foi vice-campeão por equipas no campeonato de 600 cc.

Em 2018, durante um estágio no Brasil pela Coimbra Business School, percorreu numa moto citadina os 11 países da América do Sul ligados entre si por via terrestre: foram 24.225 quilómetros numa Honda 125 em quatro meses e o recorde foi reconhecido formalmente pela plataforma International Book of Records.

O actual desafio Ride that Monkey também será avaliado por organismos oficiais e conta já com o apoio da Federação de Motociclismo de Portugal, cujo presidente defendeu em declarações à Imprensa que em causa está “um projecto pioneiro de superação e coragem numa moto”.

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here