A resposta e os esclarecimentos da Indaqua à manifestação dos oliveirenses

Depois da manifestação dos oliveirenses que lutam contra o aumento dos tarifários nas faturas da água, e da entrevista que fizemos a Armando Oliveira, um dos organizadores da manifestação, a Indaqua enviou comunicado ao Azeméis.NET onde destacou alguns dos pontos do seu trabalho em Oliveira de Azeméis.

1
Os oliveirense manifestaram-se no dia 9 de outubro contra o aumento dos tarifários da água

Na sequência do protesto realizado em Oliveira de Azeméis, cabe à INDAQUA Oliveira de Azeméis, que respeita integralmente esta vontade e direito constitucional dos cidadãos, recordar que

  • A gestão da rede pública de abastecimento de água e saneamento de águas residuais em Oliveira de Azeméis foi concessionada à INDAQUA pelo Município, em março de 2014, após um concurso público em que as tarifas propostas pelos vários concorrentes, para todo o período da concessão (30 anos) e para as condições estabelecidas no processo de concurso, eram o principal critério de avaliação.

  • Os tarifários dos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, resultantes do referido concurso público, apenas podem ser atualizados, anualmente, nos termos previstos no referido contrato de concessão.

  • Nos termos da legislação e do mesmo contrato, as propostas de atualização tarifária que resultam das condições estabelecidas no contrato são sujeitas a parecer prévio da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), tendo esta entidade dado parecer positivo a todas as atualizações levadas a cabo desde o arranque da concessão.

  • A melhoria da qualidade de serviço e o investimento nas redes têm sido prioritários para a INDAQUA Oliveira de Azeméis, como comprova a melhoria substancial observada em vários indicadores avaliados pelo regulador. Da melhoria da qualidade do serviço referida destacam-se: a qualidade da água agora avaliada em 99,5%, a redução das perdas de água, que evoluíram de 50% para 18%, e das interrupções ou falhas de abastecimento que são, agora, sensivelmente metade. Os resultados alcançados na avaliação do regulador mostram, em 2019, um nível de serviço, em todos os parâmetros, muito acima da média nacional, situação exatamente oposta à que se verificava em 2014.

  • Nestes primeiros seis anos de contrato, foram realizados pela INDAQUA, no concelho de Oliveira de Azeméis, investimentos na ordem dos 12 milhões de euros em infraestruturas com resultados expressivos no aumento na utilização das redes públicas de água (mais 9 mil pessoas abrangidas) e saneamento (mais 11 mil pessoas) e no tratamento adequado a 100% das águas residuais recolhidas nas redes públicas. Serão ainda investidos, até ao final da concessão, mais 11 milhões de euros.

  • Em setembro deste ano, a INDAQUA Oliveira de Azeméis deu ainda início a um novo Plano de Investimentos, solicitado pela Câmara Municipal e não previsto no Contrato de Concessão inicial resultante do referido concurso público, com um valor adicional de 4,3 milhões de euros destinados a aumentar a taxa de cobertura de saneamento para os 54,7% (relembre-se que em 2014 a taxa de cobertura de saneamento com tratamento se situava nos 22,5%).

  • De referir, por fim, que para o consumo mensal médio verificado em Oliveira de Azeméis (7 m3 por mês), o valor dos serviços prestados pela INDAQUA (fornecimento de água e recolha e tratamento de águas residuais), englobado na fatura que envia aos seus utilizadores, encontra-se abaixo da média dos valores praticados no distrito de Aveiro, sendo o sexto mais baixo dos 19 municípios que integram o distrito de Aveiro.
AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

1 COMENTÁRIO

  1. Isto é tudo uma palhaçada vindo da câmara de Oliveira de Azemeis e da indaqua . A água não tem qualidade nenhuma tem muito calcário eu nem cozinho com essa água estavamos a ter problemas renais . Eu como oliveirense tenho vergonha do meu conselho. .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here