A história da estreia da UD Oliveirense na Volta a Portugal em Bicicleta

Acompanhamos a estreia da UD Oliveirense/InOut Build na Volta a Portugal em Bicicleta. Terminou em 13.º lugar na Classificação Geral, poderia ter ganho uma das etapas pelo menos em duas ocasiões. Juan Filipe Osorio foi a figurda da equipa ao terminar 13.º e no Prémio da Juventude Rafael Lourenço conseguiu o terceiro lugar.

0

Manuel Correia, diretor desportivo da UD Oliveirense / InOut Build, iniciou a Volta a Portugal em bicicleta a revelar à comunicação social três objectivos bem claros e concretos nesta estreia do clube de Oliveira de Azeméis na prova rainha do ciclismo nacional. Vencer uma etapa, atacar o Prémio Juventude com o talento de Rafael Lourenço, e tentar colocar os ciclistas da UD Oliveirense / InOut Build sempre em lugares cimeiros para dar retornor aos patrocinadores que apostaram na equipa.

Ao final das dez etapas da 81.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta o balanço só pode ser muito positivo. E Manuel Correia era um homem feliz. “Chego ao final da Volta, com um sentimento de que valeu a pena lutar pelo projeto. Iniciamos esta prova, com a equipa mais jovem, e com o orçamento muito reduzido. Estivemos muito perto de vencer uma etapa. A nossa classificação por equipas, traduz um excelente desempenho coletivo. Deixo uma palavra de agradecimento aos meus corredores pelo empenho e dedicação, durante estes 11 dias de competição. Foram enormes!” , afirmou o diretor desportivo do conjunto oliveirense.

A UD Oliveirense / In OutBuild terminou no 6.º lugar da Classificação Geral por equipas (em 19 participantes) com um tempo acumulado de 123 horas, 52 minutos, e 2 segundos, ficando a 58 minutos e 31 segundos da equipa que terminou em primeiro lugar, o W 52 / FC Porto.

A foto de família da UD Oliveirense / InOut Build nos Aliados, onde terminou a 81.ª edição da Volta

Feitas as contas, o objectivo de terminar as provas nos lugares cimeiros foi atingido. Logo na primeira etapa, Rafael Lourenço discutiu o sprint até à meta em Leiria. Na classificação geral ficou em 11.º ligar, mas terminou com o mesmo tempo do vencedor Davide Appollonio, da Prodir, que registou um tempo de 4 horas, 47 minutos, e 7 segundos. Destaque também para o 5.º lugar do ciclista Juan Filipe Osório na etata número sete da Volta que ligou Bragança a Montalegre, a apenas 17 segundos do vencedor dessa etapa, Luis Gomes (que vive em Carregosa), da Rádio Poular/ Boavista. Rafael Lourenço voltou a estar em evidência na etapa número seis (Torre Moncorvo – Bragança), Ficou na 11.ª posição mas com um tempo de registo igual ao do terceiro classificado dessa mesma etapa, Txomin Juaristi, da Equipo Euskadi, que terminou a dez segundos do vencedro Héctor Saez, da Euskadi Murias. A direção da prova atribiu este resultado ao ciclista da equipa de Oliveira de Azeméis porque na altura do acidente de que foi vítima, nos dois ultimos quilómetros da prova, ocupava o terceiro lugar.

O momento

Por dois momentos, e em etapas seguidas (seis e sete), que os ciclistas da UD Oliveirense / InOut Build estiveram quase a conquistar o objectivo em chegar em primeiro a umda das metas. A vez que esteve mais perto foi mesmo na etapa seis. Rafael Lourenço seguia na terceira posição, no encalce nos dois homens que lideravam a etapa, e tinha a ambição de vencer essa prova. Mas o azar bateu-lhe à porta a dois quilómetros da meta instalada em Bragança.

O momento da queda de Rafael Lourenço na etapa 6 e a perda da possibilidade de discutir a vitória na meta instalada em Bragança

A Figura

A imagem pode conter: 1 pessoa, ar livre

Juan Filipe Osório foi anunciado como reforço da UD Oliveirense / InOut Build para atacar a Volta a Portugal em Bicicleta a poucos dias do inicio da prova rainha do ciclismo em Portugal. E foi realmente a arma secreta do clube. A prestação do ciclista colombiano foi de alto nível. Terminou na 13.ª posição com um registo global de 40 horas, 8 minutos e 10 segundo, a 11 minutos e seis segundo do vencedor da Volta a Portugal, João Rodrigues, da W52 / FC Porto.

O pódio no Prémio Juventude

81ª Volta Portugal - Photo © João Fonseca Photographer

Algumas contrariedades fizeram com que o jovem Rafael Lourenço não conseguisse conquistar o Prémio Juventude da 81.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, mas não esteve longe de o conseguir. Quando a meio da competição havia quem pensasse que a conquista já seria uma miragem, o ciclista da equipa de Oliveira de Azeméis mostrou a raça de que é feito. Até poderia perder, mas iria vender a derrota caro. E foi o que aconteceu. Rafael Lourenço terminou a Volta no terceiro lugar do Prémio Juventude com um registo de global de 41 horas, 45 minutos e 8 segundos. Fez apenas mais 33 segundo que o vencedor nesta categoria, Emanuel Duarte, da LA Alumínios / LA Sport. Referência para a quarta posição de Pedro José Lopes com um tempo acumulado de 42 horas, 6 minutos e 16 segundos.

A Classificação Geral da UD Oliveirense

13 JUAN FELIPE OSORIO         41:08:10      A 0:11:06
24 VENCESLAU FERNANDES    41:23:36       A 0:26:32
34  RAFAEL LOURENCO           41:45:08       A 0:48:04
49 JOSU ZABALA                    42:02:14       A 1:05:10
54 PEDRO JOSE LOPES            42:06:16       A 1:09:12

* 103 ciclistas em competição

A Volta em imagens

Mostramos algumas paisagens desta 81.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, e momentos nos bastidores da equipa da UD Oliveirense/InOut Build durante a prova rainha do ciclismo português.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here