Bemposta Manuelina: uma viagem ao passado

História e diversão andaram de mão dadas na Bemposta Manuelina, um evento que recorda o tempo em que Pinheiro da Bemposta foi sede de concelho.

0

O centro histórico da Bemposta foi palco do evento Bemposta Manuelina que tem como objectivo fazer uma viagem ao passado, mais propriamente à altura em que o Bemposta foi sede de concelho. A primeira edição deste evento foi em 2018, e a ideia da União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz é continuar a mostrar a história deste lugar a cada vez mais pessoas que se desloquem ao berço do concelho

Este ano, nos dias 14 e 15 de agosto, todos os visitantes poderam vivenciar um pouco do espírito da altura em que o Rei D. Manuel atribiu, em 1514, a Carta de Foral à Bemposta.

Os festejos começaram com um cortejo inaugural

… e o público presente entrou logo na história quando  ouviu o comunicado que anunciava a entrega da Carta de Foral à Bemposta em 15 de janeiro de 1514 pelo Rei D. Manuel.

Durante o evento, ao passear pela rua do centro histórico da Bemposta, foi possível ver ao vivo alguns dos instrumentos usados à época, sejam eles para tortura ou lutas…

… e o meio de transporte usado pela nobreza

Mas é a alimentação um dos pratos fortes. É tudo recriado ao pormenor. Pode passear pelas barraquinhas espalhadas pelo centro historico da Bemposta, e provar iguarias que faziam as delícias do povo da Bemposta em 1514 (carnes, doces, etc..), e no meio de reis, raínhas e plebeus vestidos a rigor. E até a listagem dos preços é em reis, a moeda transicionada naquela altura.

A carne é grelhada no meio da rua…
… à vista de todos e em grande quantidade
Os doces alegram bastante a vista…
O placar dos preços de todas as barraquinhas estão escritos em reais
A esplanada explorada pela Desafio D’Art é a mais procurada e com lotação maior
Há pessoas trajadas a rigor pelas ruas da Bemposta

A animação também é uma contante na Bemposta Manuelina. De meia em meia hora há sempre alguma coisa a acontecer.

Sejam atuações pelo meio da rua…

Danças,

Sons de Santa Maria,

Sons de Santa Maria ecoam pela Bemposta Manuelina .#havidaemazemeis#bempostamanuelina

Publicado por azemeis.net em Quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Lutas…

© Décadas de Sonho

… ou jogos tradicionais da época, como é o caso do Jogo do Prego promovido pelo Grupo Juvenil do Pinheiro da Bemposta.

Jogo do Prego na Bemposta Manuelina

Na Bemposta Manuelina também houve competição à séria no Jogo do Prego, um dos muitos divertimentos na época em que Pinheiro da Bemposta foi sede de concelho.Se não foi este ano à Bemposta Manuelina, esteja atento ao próximo ano.#BempostaManuelina#havidaemazemeis

Publicado por azemeis.net em Sexta-feira, 16 de agosto de 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here