1 de julho 1974: Funeral do escritor oliveirense Ferreira de Castro

O funeral de Ferreira de Castro sai da Cooperativa Árvore, no Porto, em direcção a Ossela onde a população presta simples mas expressiva homenagem e o Reitor da Universidade do Porto, Ruy Luís Gomes, usa da palavra. Em Oliveira de Azeméis, frente ao monumento ao Emigrante e aos Paços do Concelho, discursam Flávio Laranjeira, presidente […]

0
© Ferreira de Castro

O funeral de Ferreira de Castro sai da Cooperativa Árvore, no Porto, em direcção a Ossela onde a população presta simples mas expressiva homenagem e o Reitor da Universidade do Porto, Ruy Luís Gomes, usa da palavra. Em Oliveira de Azeméis, frente ao monumento ao Emigrante e aos Paços do Concelho, discursam Flávio Laranjeira, presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Ruy Luís Gomes e o escritor Óscar Lopes.

No final do dia a urna chega à Casa-Museu João de Deus, em Lisboa. Aguardam-na centenas de anónimos e incontáveis personalidades públicas para apresentarem condolências, entre os quais Mário Soares, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Francisco Salgado Zenha, Ministro da Justiça, e José Gomes Ferreira, escritor. O Presidente da República, general António Spínola, também esteve presente e manteve-se alguns momentos em recolhimento junto dos restos mortais do escritor.

Findas estas cerimónias o féretro dirige-se para o cemitério dos ingleses para velório na capela. Discursam Raúl Rego, Ministro da Comunicação Social, Jaime Lopes Dias e José Gomes Ferreira, escritor.

© Centro de Estudos Ferreira de Castro
© Centro de Estudos Ferreira de Castro
© Centro de Estudos Ferreira de Castro
AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here