Sexta-feira, 9 de Maio de 2025
Sexta-feira, 9 de Maio de 2025

UD Oliveirense 88 X 57 Galitos do Barreiro. Um craque chamado Travis Munnings [crónica]

> A UD Oliveirense estreou-se a ganhar na época 2020/2021 no pavilhão Dr. Salvador Machado. Na Liga Placard já conta com duas vitórias em outros tantos jogos. Travis Munnings é certamente um dos jogadores que irá desequilibrar durante esta época.
Munnings em destaque no primeiro jogo da época no Dr. Salvador Machado © Kim Ramalho
Munnings em destaque no primeiro jogo da época no Dr. Salvador Machado © Kim Ramalho

A equipa de basquetebol da UD Oliveirense está novamente em construção. Não ficou nenhum jogador internacional da época passada. Mantiveram-se os jogadores portugueses que são os alicerces da equipa – José Barbosa, João Balseiro, João Guerreiro e Renato Azevedo. Thomas de Thaey e Francisco Albegarua regressaram à equipa de Oliveira de Azeméis, e Travis Munnings e Justin Alston foram as grandes contratações para a época 2020/2021.

E no primeiro jogo da UD Oliveirense no Pavilhão Dr. Salvador Machado para a Liga Placard, foi Travis Munnings quem se destacou. Foi o melhor marcador do encontro, com 23 pontos, e também considerado o homem do jogo. Foi das mãos de Munnings que saiu a bomba de três pontos já no final segundo período e que tranquilizou a equipa de UD Oliveirense – foi para o balneário a vencer por 13 pontos.

Publicidade

A UD Oliveirense sentiu dificuldades em grande parte dos primeiros dois períodos. Não dominava os ressaltos nas tabelas, e o jogo exterior não estava a sair (durante o jogo todo a equipa de Norberto Alves teve 29% de aproveitamento na linha de três pontos, uma percentagem manifestamente baixa). Conseguiu terminar o primeiro período a vencer por um ponto (18-17), mas esteve grande parte do tempo em desvantagem.

No segundo período o equilíbrio também foi nota dominante, e a UD Oliveirense só conseguiu descolar do marcador já nos últimos três minutos do segundo período, chegando então à vantagem de 13 pontos no final da primeira parte, com Travis Munnings a ser preponderante nesta vantagem. Este jogador de 26 anos, natural das Bahamas, e que veio da equipa norte-americana do Lousiana-Monroe, revelou neste jogo que poderá ser um desequilibradores para esta época. Travis Munnings marca, ressalta (8 ressaltos), assiste (4 assistências) e rouba bolas. Aliás, além de ser o melhor marcador, também foi o jogador que mais bolas roubou (3).

Na segunda parte do jogo praticamente não houve história. Assistiu-se ao dilatar da vantagem da equipa da UD Oliveirense para a formação do Galitos Barreiro (até aos 21 pontos de diferença registados no final do jogo).

Publicidade

Uma das grandes diferenças entre as duas equipas esteve no banco. Norberto Alves foi acertando a equipa com sucesso, enquanto o técnico da equipa contrário não teve soluções à altura. Uma das principais dificuldades do treinador da equipa Galitos do Barreiro foi substituir o base Luwane Pipkins – contratação de peso para esta época – que ficou limitado nas suas ações logo na primeira parte pelas suas três faltas cometidas.

No final do jogo, Norberto Alves fez o balanço deste primeiro jogo da equipa da UD Oliveirense no Pavilhão Dr. Salvador Machado.

🎙 Reação de Norberto Alves depois da vitória da UD Oliveirense frente ao Galitos Barreirense

🎙 O coach da UD Oliveirense, Norberto Alves, fala sobre a importância do factor “equipa” neste início de campeonato, e como a base do sucesso para a vitória no jogo de hoje contra o Galitos Barreirense por 88-57. E diz que o objectivo da época é a reconquista do título.

Posted by azemeis.net on Saturday, October 17, 2020

+ Veja aqui as principais incidências do encontro

A evolução do jogo explicado em gráfico com base em estatísticas

Ficha de Jogo – 2ª Jornada Liga Placard

UD Oliveirense 88 x 57 Galitos

Ao intervalo: 43 x 30

Parciais: 18-17; 25-13; 21-14; 24-13

Jogo no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis

Árbitros: P. Marques, P.Pereira e P.Lourenço

UD Oliveirense
Travis Munnings (23 pontos), João Grosso (15), José Barbosa (6) João Guerreiro (15), Justin Alston (16) – cinco inicial; Jogaram ainda: Nelson Jossias (0 pontos), Renato Azevedo (0 pontos); Thomas de Thaey (3 pontos); Feliciano Pérez (8 pontos), Francisco Albergaria (2 pontos)
Treinador: Norberto Alves

Galitos do Barreiro
Luwanie Pipkins (6 pontos). Alonzo Ododa (13), O. Iyekekpolr (7), Jacques Conceição (6) – cinco inicial; Jogaram ainda: Diogo Correia (4), André Calabote (0), Ricardo Guerreiro (0), Emanuel Sá (2), Derreck Brooks Jr. (6), Rozelle Nix (8).
Treinador: Hugo Salgado

A UD Oliveirense volta a jogar no próximo sábado, dia 4. Defronta a equipa do Maia Basket, no pavilhão Nortecoope, na Maia, pelas 16h00.

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Leia também

+ Exclusivos

Os ARTIGOS MAIS VISTOS