Pedalar, caminhar, e brincar na Semana da Mobilidade

Durante um fim de semana a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis vai desenvolver actividades para obrigar os oliveirenses a mexerem-se inseridas na Semana da Mobilidade, uma iniciativa que decorre um pouco por todo o país. No nosso concelho, o prato forte será este fim de semana. Este ano o tema da Semana da Mobilidade […]

0

Durante um fim de semana a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis vai desenvolver actividades para obrigar os oliveirenses a mexerem-se inseridas na Semana da Mobilidade, uma iniciativa que decorre um pouco por todo o país. No nosso concelho, o prato forte será este fim de semana.

Este ano o tema da Semana da Mobilidade é Caminhar e Pedalar em Segurança com o slogan Caminha connosco e a autarquia sublinha que os eventos a serem levados a cabo durante o fim de semana pretendem “evidenciar que caminhar e pedalar, em segurança, traz muitos benefícios quer sejam à nossa saúde e ao Ambiente, como também à nossa conta bancária! Modos de transporte ativos, como andar a pé e a utilização da bicicleta, são livres de emissões e contribuem fortemente para manter os nossos corações e corpos saudáveis”.

A iniciativa Azeméis sobre Rodas é o primeiro evento a realizar-se nas ruas de Oliveira de Azeméis. O desafio é que cada oliveirense leve a sua bicicleta e se concentre na sexta-feira, dia 20, pelas 21h30, na Avenida Dr. Ernesto Soares dos Reis (junto à Loja Interativa de Turismo) para o início do passeio intergeracional pelas ruas de Oliveira de Azeméis.

O objetivo é sensibilizar os participantes para o uso da bicicleta tanto na comunicação com o centro urbano como no acesso aos vários serviços públicos. “Queremos colocar os oliveirenses a andar de bicicleta usufruindo dos inúmeros benefícios do seu uso para a saúde e para o ambiente”, afirma o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.

Experimentar carros elétricos

No sábado há um evento que tem a ver com mobilidade, mas não propriamente com a actividade física. Será a mobilidade elétrica que estará em destaque no sábado, dia 21, entre as 10.00H e as 19.00H, no Parque da Cidade, com a realização do 2º Encontro e Exposição de Veículos Elétricos.

Quem estiver interessado e curioso em saber como funciona um carro elétrico poderá fazer um test drive nos veículos presentes para o efeito. Este evento é uma parceria com a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE).

A atividade física neste dia está centrada na Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis tal como já falámos no artigo do link que se segue.

Caminhada em Cucujães e
brincadeiras na Rua Dr. Aníbal Beleza

O dia de domingo, dia 22 de setembro começa bem cedo para quem quiser fazer uma boa caminhada. É a Caminhada Metropolitana e está agendada para as 09.00H. O ponto de partida para um percurso fácil, com cerca de 8 quilómetros, e dirigido a todas as idades, é o Anfiteatro da Junta de Freguesia de Cucujães. (coordenadas GPS – N 40. 87592 W 8. 50401). Mas atenção. Esta participação está sujeita a inscrição online através deste link, ou então, se preferir, presencialmente na junta de freguesia de Cucujães.

Já a brincadeira está reservada para a Rua Dr. Aníbal Beleza (em frente ao Centro Comercial Raínha) irá encher-se de atividades para conquistar miúdos e graúdos. Haverá  campos improvisados de Mini basket, Mini futebol, Mini hóquei e Voleibol. Haverá ainda donuts cars e circuito de bicicleta sem pedais. Para quem gosta de fitness pode fazer uma aula de cycling às 10h30, zumba às 15h00 e power jump às 16h00.

A campanha publicitária da Semana da Mobilidade Caminhe Connosco

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here