Jorge Casimiro e Hermínio Loureiro regressam ao basquetebol oliveirense

A história do basquetebol da UD Oliveirense é muito rica. Como é que uma equipa oriunda da 2.ª divisão rapidamente se afirmou nas ligas principais da modalidade quando ainda os campeonatos eram divididos em A1 e A2? O mediatismo que UD Oliveirense conseguiu nas páginas dos jornais relegando várias vezes as equipas do FC Porto […]

0

A história do basquetebol da UD Oliveirense é muito rica. Como é que uma equipa oriunda da 2.ª divisão rapidamente se afirmou nas ligas principais da modalidade quando ainda os campeonatos eram divididos em A1 e A2?

O mediatismo que UD Oliveirense conseguiu nas páginas dos jornais relegando várias vezes as equipas do FC Porto e SL Benfica para um segundo plano. Houve uma altura em que os jornais desportivos só mostravam interesse sobre uma equipa de Oliveira de Azeméis que teve a ousadia se intrometer com os grandes.

Estávamos nos finais da década de 90 e Jorge Casimiro era presidente da secção de basquetebol e Hermínio Loureiro, diretor desportivo. Os dois deram forma a uma das primeiras equipas que começaram a ter o estatuto de candidatos ao título no início de cada época. Como é do conhecimento público Hermínio Loureiro voltou-se para o futebol. Primeiro como presidente da Liga de Clubes de Futebol e atualmente como vice presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Mas regressará por momentos ao mundo do basquetebol para recordar os momentos vividos da modalidade. Foi ele, por exemplo, um dos principais responsáveis pela contratação do treinador Henrique Vieira que tantas páginas douradas escreveu na história da modalidade.

Eles serão dois dos convidados a marcarem presença na Oliveirense Basquetebol Summit que acontece no dia 22 de novembro, pelas 21.00H, n’O Gemini – Cinema com entrada gratuita, mas limitada à lotação do espaço.

Esta cimeira do basquetebol, uma iniciativa pioneira no desporto do nosso concelho, pretende conhecer o passado, celebrar o presente e projectar o futuro.

Deste passado também faz parte o final da secção na época 2005/2006 depois de a UD Oliveirense ter vencido a Taça da Liga contra a AD Ovarense. É um assunto que certamente será abordado nesta cimeira.

O momento histórico atual será relatado pelo diretor da secção Hélder Albergaria e o técnico Norberto Alves. Carlos Pinto, agora treinador adjunto, também vai ajudar a contar a história pois comandou a equipa nas épocas de 1992/93, 1993/94 e 1994/95.

Mas os olhos desta cimeira estarão focados para o futuro. A organização pretende refletir sobre os próximos capítulos a escrever na história do clube.

Destacar também o facto deste evento contar com atuações das nossas cheerleaders e com a apresentação da nova coleção de roupa da Oliveirense Basquetebol para a época 2019/2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here