Em abril de 2020 o número de desempregados no concelho de Oliveira de Azeméis era de de 1868. Trata-se de um aumento na ordem dos 30 por cento quando comparado com o início do ano. O que significa que em abril deste ano houve registos de mais 573 inscritos no Centro de Emprego do que em janeiro.

janeiro 2020 1295 desempregados
fevereiro 2020 1314 desempregados
março 2020 1344 desempregados
abril 2020 1868 desempregados

Estes dados foram revelados pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis durante a última reunião pública de executivo camarário. Este aumento de número de desempregados no concelho de Oliveira de Azeméis coincide com a altura em que o país luta contra a pandemia do vírus COVID-19 e as respectivas consequências económicas.

Joaquim Jorge recusa para já entrar em alarmismos sobre estes números recentes. Pelo menos até haver dados rigorosos que comprovem a origem destes números. “Neste momento não sabemos com rigor se o aumento do desemprego se é provocado por despedimentos, encerramento de empresas ou outro fenómeno qualquer”, diz.

O autarca não tem, no entanto, dúvidas que o concelho vai ter a mesma tendência do que se verificar a nível nacional. “O concelho vai sofrer a mesma tendência do país no que ao desemprego diz respeito”, diz Joaquim Jorge, adiantando ainda que os dados nacionais terão de ser analisados para se antecipar o que o concelho de Oliveira de Azeméis poderá esperar.

Neste momento, Joaquim Jorge revela ser importante uma análise rigorosa aos dados sobre o desemprego no nosso concelho, para que , se assim for necessário, se alargar o período das medidas de apoio às famílias resultante da pandemia COVID-19 que neste momento está concentrada para os meses de junho e julho.

Na última reunião de Câmara Municipal foi aprovado o alargamento do prazo das medidas de apoio às famílias até ao final deste ano (2020) para que “caso seja necessário”, segundo Joaquim Jorge, a autarquia “possa desenhar o apoio às famílias afectadas” pelas consequências do vírus pandémico COVID-19-

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here