Abílio Valente: “O meu afilhado foi a minha principal motivação. Prometi-lhe a vitória”

A entrevista que se impunha com Abilio Valente, que conquistou em Sevilha o estatuto de novo campeão da Europa de boccia na classe Individual BC2. O atleta oliveirense, de 38 anos, fala sobre tudo: as emoções, os sonhos e ainda revela qual o valor monetário que ainda irá receber com esta vitória.

0

Aos 38 anos, o atleta nascido e criado em Oliveira de Azeméis subiu ao lugar mais alto de um pódio no Campeonato da Europa de Boccia na classe Individual BC2 , que este ano decorreu em Sevilha. Nos últimos quatro anos conseguiu um segundo e terceiro lugar nos campeonatos europeus. 2019 foi o ano da sua consagração. E as e emoções estiveram à flor da pele quando se confirmou a sua vitória (por 5-1) na final contra a britânica Claire Taggart.

O momento em que Abílio Valente se torna campeão europeu de boccia na classe Individual BC2 que decorreu em Sevilha. Nas bancadas colegas e treinadores entoaram: “E o Abílio é campeão….”

Já em solo português e com as emoções recompostas, o atleta oliveirense que representa o a APPC (Associação do Porto de Paralisia Cerebral) concedeu uma entrevista ao Azemeis.NET.

Azeméis.NET – Olá Abílio, antes de mais anda desejamos-te os parabéns pela tua conquista. Qual a sensação de ser campeão europeu?

Abílio Valente – É uma sensação indiscritível, é uma sensação de dever cumprido. O trabalho compensa.

Como é que comemorou esta vitória tão importante?

Em Sevilha com os meu colegas de selecção e treinadores e quando cheguei a Portugal com a minha família e amigos com um grande jantar.

Esperava que este momento de glória acontecesse neste Europeu?

Quando entro numa prova é sempre para ganhar e esta não foi excepção. Tinha trabalhado muito para isto e sentia-me em forma.

“Já perseguia este sonho há algum tempo. Há pelo menos quatro anos”

Abílio Valente

Há quanto tempo persegues este sonho?

Já perseguia este sonho há algum tempo. Há pelo menos quatro anos. Já tinha sido vice-campeão e há dois fui tinha ficado em terceiro.

Abílio Valente envergando a medalha de ouro de campeão Europeu e a medalha de prata por a seleção por ter conquistado o segundo lugar por equipas no Europeu que decorreu este ano em Sevilha

Fez alguma coisa diferente neste Europeu de Sevilha que que não tenha feito em competições anteriores para atingir este sucesso?

Não… Fiz tudo igual, mas com muita determinação

Qual a base de trabalho para atingir este objectivo?

Cinco a seis horas de treino diário. Abdicação da família, treino muito intenso e muito trabalho físico.

Quando se tornou campeão europeu em quem é que pensou? A quem é que dedica esta vitória?

Dedico esta vitoria a todos que me apoiaram, mas principalmente ao meu afilhado, que tem oito meses, que foi a minha principal motivação. Prometi-lhe a vitória.

“Com esta vitória o valor da bolsa paga pelo Comité Paralímpico irá subir para os 1000 euros”

Abílio Valente

Em termos de apoios financeiros esta vitória teve algum impacto?

Sim. Eu tenho alguns apoios, mas nunca são suficientes. Recebia uma bolsa do Comité Paralímpico no valor de 400 euros. Agora com esta vitória o valor da bolsa paga pelo Comité Paralímpico irá subir para os 1000 euros. Também irei receber mais tarde o valor do prémio pela medalha de ouro que é de 10 mil euros.

Quando é que volta aos treinos?

Na próxima segunda-feira [9 de setembro] já estarei focado nos treinos.

Qual o próximo objectivo ?

Daqui a dois meses vai haver um ‘World Open’ na Póvoa de Varzim, e vou tentar fazer um bom resultado.

“[Sobre Tóquio 2020] A concorrência é feroz”

Abílio Valente

Com esta vitória também garantiu um lugar nos Jogos Paralímpicos de 2020 que se realiza em Tóquio. Ansioso?

Sim, claro que sim. As minhas expectativas são dar o meu melhor porque a concorrência é feroz.

Tóquio será palco da sua terceira participação consecutivas nos Jogos Paralímpicos – depois de Londres 2012 e Rio 2016.Há quatro anos chegou mesmo a conquistar a medalhar de bronze. Nos jogos de Tóquio 2020, o objectivo é superar-se?

Sim, claro. Quero sempre fazer mais e melhor.

AZEMÉIS.NET é uma magazine digital (criada em agosto de 2019) pensada em promover o que de melhor se faz em Oliveira de Azeméis. É um projeto que olha para o nosso concelho, e a nossa gente, pela positiva e que quer puxar pelo orgulho oliveirense. Procuraremos ser a pegada digital para demonstrar que Azeméis é realmente vida... e que somos vivos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here